terça-feira, 23 de novembro de 2010

COR

Posted by Caio Nascimento On 04:44 No comments

Na aula de hoje introduzimos a subunidade 2, a imagem. É possível estudar diversos temas relacionados com a imagem, como por exemplo, a cor.

O conceito de cor está associado à percepção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objectos. A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz emitida pela superfície, e das características sensoriais do sistema de visão humano.

A cor confere realismo às imagens e cenas visualizadas.



Existem variados modelos de cor, sendo o RGB o mais conhecido, e é do tipo aditivo.

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática e no triângulo de cores.


Ao contrário do modelo RGB , que é do tipo aditivo, temos o modelo CMYK, que é do tipo subtractivo.

CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. A letra K no final significa Key pois o preto que é obtido com as três primeiras cores, CMY, não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessário a aplicação de preto "puro".

Este modelo funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema reproduz a maioria das cores do espectro visível. É o sistema subtractivo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Este é o tipo de modelo utilizado nas impressoras.


Outro tipo de modelo é o HSV.

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade de (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc.

A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta).

O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.


Por último irei falar do modelo YUV.
Cada um dos modelos anteriormente falados apresentam objectivos específicos, contudo nenhum destes tem em conta uma propriedade da visão humana,

Esta é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). O modelo YUV tem em conta esta característica.

O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.







0 comentários:

Enviar um comentário