Como não há tempo a perder, iniciamos já hoje uma nova matéria, a programação! Para já não faço a mínima ideia do que seja, apenas sei que sei ela não existiria a informática. Assim sendo, irei fazer uma pesquisa e tentar focar os pontos principais deste tema de um modo genérico.
Penso que o mais importante a reter do verdadeiro significado de programação é que é a arte de fazer com que o computador faça exactamente tudo aquilo que nós desejamos que ele faça. O nível mais simples consistirá em enviar uma sequência de comandos para um computador, de forma a atingir um determinado objectivo, ou que o computador execute uma determinada função.
Para tudo isto ser possível, é necessário haver um sistema de linguagem para que se possa traduzir tudo do que é real para uma linguagem informática.
As linguagens de programação não são mais do que um conjunto de palavras utilizadas na escrita de programas, de acordo com léxico próprio sujeito a uma determinada estrutura.
As linguagens de programação têm como objectivo:
- Permitir a escrita de programas utilizados pelo computador
- Processadores de texto
- Folhas de cálculo
- Sistemas operativos
- Jogos
- Programas de tratamento de imagens e de gráficos
Dentro das linguagens, podemos subdividir em diversos tipos de linguagem, sendo que vou referir Linguagem de máquina, de Assembly e de Alto Nível.
Linguagem de máquina é considerada a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador. É constituída inteiramente por números, o que torna praticamente impossível percebê-la directamente. Cada processador tem o seu conjunto único de linguagem de máquina, definido pelo próprio fabricante.
Linguagem Assembly é a linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto de instruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programador utilize nomes e símbolos no lugar dos números. A linguagem assembly é também única para cada tipo de processador, de forma que um programa escrito em linguagem assembly para um processador poderá não ser executado em outro processador de uma família diferente.
As linguagens de alto nível aproximam-se das linguagens utilizadas por nós, humanos, para expressar problemas e algoritmos. Cada declaração numa linguagem de alto nível equivale a várias declaração numa linguagem de baixo nível.
A Linguagem de programação nem sem foi a mesma, deste modo é importante perceber a evolução das mesmas.
A evolução das linguagens de programação pode ser dividida em 5 etapas ou gerações:
- Primeira geração: Linguagem máquina.
- Segunda geração: Criaram-se as primeiras linguagens assembler.
- Terceira geração: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C, Pascal, Cobol…
- Quarta geração: São linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes…
- Quinta geração: Aqui se encontram as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LISP
Após esta pesquisa, admito que tirei muitas das minhas dúvidas em relação à programação.
Para finalizar fica aqui uma brincadeira:
AINDA QUERES SER PROGRAMADOR??!!
0 comentários:
Enviar um comentário