quinta-feira, 19 de maio de 2011

Redes Sociais

Posted by Caio Nascimento On 05:00

Hoje foi-nos pedido para abortar um tema bastante actual, e supostamente do interesse de milhões de pessoas, visto que só em Portugal já existem mais de dois milhões de utilizadores de redes sociais.

Redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário : uma coleção de factos sobre o que um usuário gosta ou não gosta, interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que o mesmo queira compartilhar.

São várias as redes sociais existentes, daí não conhecer todas, apenas as mais "famosas" como por exemplo o Facebook, Twitter, Orkut, Hi5, Hyves, Myspace, Flickr, YouTube e  Blogger. A que utilizo no dia-a-dia é o Facebook e Youtube e em trabalhos escolares o Blogger, mas não tenho a certeza se este último pode ser mesmo considerado como uma rede social. O Facebook é mais para amigos, e suas actualizações e o YouTube para pesquisar principalmente músicas, e ficar "atento" às novas estreias de filmes.



As redes socias evoluíram bastante nos últimos tempos, sendo já utilizada para meios profissionais, sendo assim considerada uma vantagem. E de que modo isto é possível? Divulgação de currículo, pedido de referências pessoais, propostas de negócios, selecção de especialistas, entre outros.
Na minha opinião as principais vantagens da utilização destes meios são a possibilidade de encontrar velhos amigos e colegas, com os quais já se perdeu o contacto há muito tempo e a rápida divulgação de notícias.


As novas tecnologias tanto dão para o bem quanto para o mal, logo é preciso ter cuidado para evitar esse "mal". 
Aqui estão alguns cuidados que os utilizadores devem ter quando ingressam a uma rede social:

- Sempre que possível deve-se evitar colocar informações que possam levar os desconhecidos a facilmente nos localizarem (dados sobre o local onde residimos, trabalhamos, nº. de telefone). Esta regra torna-se vital, quanto mais jovem for o utilizador. 

- Se algum comentário ofensivo ou mal intencionado, for publicado no seu espaço, nunca responda e elimine imediatamente da sua lista o utilizador que o publicou.

- Na internet existe uma regra de ouro “tudo o que for colocado no ciber-espaço deixa de ser privado”. Portanto, sempre que pensar em colocar algo pessoal na sua página, deverá ter em conta esta norma. Porque, mesmo colocando essa informação como privada, existem sempre métodos que permitem utilizadores mais experientes acederem a esses conteúdos.


São muitas as pessoas de hoje em dia que já se tornaram "totalmente" dependentes das redes sociais, logo estas redes passaram a representar um papel importante para a vida destas pessoas, sendo a possibilidade de se manter activo e actualizado com tudo o que se passa no mundo, o principal papel das mesmas nos dias de hoje.

Aqui fica um vídeo que resume o que as redes sociais permitem fazer:













terça-feira, 17 de maio de 2011

Introdução à Programação

Posted by Caio Nascimento On 05:15

Como não há tempo a perder, iniciamos já hoje uma nova matéria, a programação! Para já não faço a mínima ideia do que seja, apenas sei que sei ela não existiria a informática. Assim sendo, irei fazer uma pesquisa e tentar focar os pontos principais deste tema de um modo genérico.

Penso que o mais importante a reter do verdadeiro significado de programação é que é a arte de fazer com que o computador faça exactamente tudo aquilo que nós desejamos que ele faça. O nível mais simples consistirá em enviar uma sequência de comandos para um computador, de forma a atingir um determinado objectivo, ou que o computador execute uma determinada função.

Para tudo isto ser possível, é necessário haver um sistema de linguagem para que se possa traduzir tudo do que é real para uma linguagem informática.


As linguagens de programação não são mais do que um conjunto de palavras utilizadas na escrita de programas, de acordo com léxico próprio sujeito a uma determinada estrutura.

As linguagens de programação têm como objectivo:

- Permitir a escrita de programas utilizados pelo computador 

- Processadores de texto

- Folhas de cálculo

- Sistemas operativos 

- Jogos 

- Programas de tratamento de imagens e de gráficos
 
Dentro das linguagens, podemos subdividir em diversos tipos de linguagem, sendo que vou referir Linguagem de máquina, de Assembly e de Alto Nível. 

Linguagem de máquina é considerada a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador. É constituída inteiramente por números, o que torna praticamente impossível percebê-la directamente. Cada processador tem o seu conjunto único de linguagem de máquina, definido pelo próprio fabricante.

Linguagem Assembly é a linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto de instruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programador utilize nomes e símbolos no lugar dos números. A linguagem assembly é também única para cada tipo de processador, de forma que um programa escrito em linguagem assembly para um processador poderá não ser executado em outro processador de uma família diferente.

As linguagens de alto nível aproximam-se das linguagens utilizadas por nós, humanos, para expressar problemas e algoritmos. Cada declaração numa linguagem de alto nível equivale a várias declaração numa linguagem de baixo nível.



A Linguagem de programação nem sem foi a mesma, deste modo é importante perceber a evolução das mesmas.
A evolução das linguagens de programação pode ser dividida em 5 etapas ou gerações: 

- Primeira geração: Linguagem máquina.

- Segunda geração: Criaram-se as primeiras linguagens assembler.

- Terceira geração: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C, Pascal, Cobol…

- Quarta geração: São linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes…

- Quinta geração: Aqui se encontram as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LISP


Após esta pesquisa, admito que tirei muitas das minhas dúvidas em relação à programação.

Para finalizar fica aqui uma brincadeira:



AINDA QUERES SER PROGRAMADOR??!!






segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exposição Photoshop e Inkscape

Posted by Caio Nascimento On 01:46

Depois dos trabalhos que fizemos no Photoshop e Inkscape chegou a altura de dar uma finalidade aos mesmos!! Dedicamos a última aula a montar uma exposição nas paredes da escola, com alguns dos trabalhos realizados por todos os alunos de Aplicações Informáticas deste ano. Fica visível a todos os alunos que passam diariamente no corredor do 4º andar, e esperemos que todos gostem dos trabalhos e sintam-se motivados a escolher Ap. Inf. como disciplina de opção no 12º ano.
Aqui estão algumas fotografias da exposição, só é pena não ter boa qualidade pois tirei com o meu telemóvel:







Para finalizar o cartaz:


Espero que gostem!!


Fim do Flash

Posted by Caio Nascimento On 01:25

Chegamos ao fim do Flash! Na semana passada fizemos o teste de avaliação prático, que consistiu em três exercícios distintos, onde foi possível aplicarmos tudo o que aprendemos ao longo deste  período.
Aqui está o principal exercício do nosso teste

Gostei bastante deste programa, as razões são as mesmas, o elevado nível de interactividade, e ferramentas que nos permitem fazer variadas animações. Espero ainda podermos aprender coisas sobre outro programa, caso tenhamos tempo suficiente.