terça-feira, 26 de outubro de 2010

Multimédia

Posted by Caio Nascimento On 04:21

Hoje na aula de A.P. introduzimos à matéria da Multimédia.
Podemos definir multimédia como diversos meios para divulgar a informação, seja pela internet, televisão ou jornal.
Existem diversos tipos de media e podem ser divididos em dois tipos quanto à sua natureza espácio-temporal, estáticos e dinâmicos. Dentro dos estáticos podemos ainda dividir em duas componentes, imagem e texto, e dentro dos dinâmicos existem ainda mais três componentes, áudio, vídeo e animação.
Os estáticos agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, são exemplos textos e gráficos.




Nos dinâmicos podemos dizer que, existindo um alteração no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos, ocorre uma alteração na informação associado e este tipo de media.


Os tipos de media, quanto à sua origem, podem ser classificados como capturados ou sintetizados.
Os capturados resultam da recolha do exterior para o computador através de um hardware específico como as câmaras digitais e scanners.
Os sintetizados são os que são produzidos pelo próprio computador através de hardwares e softwares específicos, texto gráfico e animações são exemplos disto.

O conteúdo multimédia pode ser divulgado de diversas maneiras, como já o tinha dito anteriormente mas podem ser do tipo offline ou online. 
O tipo online permite divulgar conteúdos no momento que se quer e onde quiser, desde que tenha acesso à Internet, ou através da televisão, quando são transmitidos programas em directo.
O tipo offline já não oferece essa liberdade, a divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento e é quase sempre digital, por exemplo a informação guardada num CD.


Para finalizar, vou deixar a minha opinião sobre esta temática que por acaso é bastante interessante se soubermos apreciá-la e investigar mais e mais. Acho que é-nos bastante útil este tipo de tecnologia pois podemos ter acesso a todo o tipo de informação através de um simples "clique". Penso que a única desvantagem que encontro no tipo online de divulgação dos conteúdos multimédia, é que muitos ficheiros são bastante "pesados" para descarregar e demoram muito tempo até que possam ser visualizados, e digo-o por experiência própria.










quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Biometria

Posted by Caio Nascimento On 05:35

Hoje vou falar acerca da Biometria. A Biometria é uma ciência que estuda as características físicas e comportamentais do ser humano. Os sistemas biométricos são criados para reconhecer os indivíduos automaticamente, com base nas suas características biológicas e comportamentais, características essas que podem ser expressas de diversão maneiras, desde impressões digitais, voz, expressões, visão, entre outros.

O reconhecimento do individuo pode ser feito através de diversas maneiras, sendo estas as mais utilizadas:

- Reconhecimento da íris ( o olho aproxima-se do aparelho que lhe tira uma fotografia com alta resolução, sendo tratado por um software e validada);

- Impressão digital ( põe-se o dedo no aparelho, aplicando uma ligeira pressão, este faz uma espécie de "scanner" e reconhece a impressão);

- Forma da mão ( semelhante ao processo da impressão digital mas utiliza-se a mão inteira);

- Reconhecimento facial ( a máquina reconhece o perfil, forma e distribuição do nariz e olhos);

- Assinatura ( reconhecimento da forma das letras, ordem de escrita e pressão);

- Reconhecimento da voz ( o aparelho reconhece o timbre e frequência da voz)

Estas características são cada vez mais utilizadas pois baseiam-se nas características de cada indivíduo, não podendo ser copiada por outras pessoas. É óbvio que os sistemas não são infalíveis, cometem muitos erros no reconhecimento da pessoa, mas no geral correspondem às necessidades humanas, principalmente o reconhecimento da íris, apesar do seu elevado custo.


Este vídeo a seguir resume basicamente tudo o foi anteriormente referido:


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Robótica

Posted by Caio Nascimento On 06:01

A robótica é a ciência que desenvolve diversas máquinas computorizadas como por exemplo, os robôs. Para esta existir é preciso um combinar de diversos estudos de Engenharia Mecânica, eléctrica, electromecânica, física, entre outras. Com o avançar da tecnologia, o Homem quis cada vez mais construir objectos que o substituísse, principalmente nos trabalhos mais sistemáticos e complicados.

Muitas pessoas quando vêm o termo "robô", rapidamente associam àqueles que se vêm nos filmes mas a robótica é muito mais que isso. Por exemplo, na indústria quase todos os objectos construídos são feitos por robôs. O informático insere no computador os movimentos que quer que sejam feitos pelo braço mecânico e este os realizade uma forma bastante sistemática. 



Este tipo de robô tem sido bastante utilizado na industria pois realizam as tarefas de forma rápida, aumentando a produção de uma maneira significativa. 

Os robôs são divididos em duas componentes, a mecânica e a electrónica. A primeira está responsável pelos movimentos realizados pelo robô, e a segunda é o "coração" do mesmo, o computador.
Estas máquinas são também desenvolvidas para recriar um ser-humano, imitar vozes, sensações, expressões.

Esta tecnologia está a crescer bastante e a "roubar" as funções para que foram anteriormente concebidas  ao Homem .




Inteligência Artificial

Posted by Caio Nascimento On 05:06

Na aula de hoje, introduzimos o tema de Inteligência Artificial e diverti-mo-nos um bocado porque falamos através da Internet com um robô virtual, a ELIZA e ALICE, mas agora vou falar acerca da Inteligência Artificial (IA) e Robótica.

Inteligência Artificial apenas existe devido ao sonho de pessoas do passado e do presente que trabalharam e estão a trabalhar bastante para que isto fosse possível, e como é óbvio também deve-se ao avanço da tecnologia. Esta tecnologia permite o desenvolvimento de sistemas computorizados que desempenham funções de raciocínio e aprendizagem.

Para existir IA é preciso combinar os 3 seguintes temas de investigação: 
1º- a simulação de funções superiores da inteligência; 
2º- a modelização das funções cerebrais;
3º- a reprodução da arquitectura neuronal do cérebro humano.




Obtemos assim a "receita" ideal para poder criar algo tão complexo. Na IA tem-se o objectivo de criar ao máximo um robô com capacidades de realizar funções semelhantes às que os humanos realizam.

Isto é aplicado em diversos ramos das ciências e engenharias como Máquinas de jogos, Redes neuronais (onde é criado um sistema que funciona do mesmo modo que o cérebro humano), Navegação de robôs móveis ( aqui são utilizados câmaras de filmar e/ou sensores ultra-sónicos , permitindo identificar diversos obstáculos), Reconhecimento de voz e processamento da linguagem natural ( as máquinas identificam as sílabas através das amplitudes e frequências), entre muitos outros..

Acredito que num futuro próximo grande parte do mundo será controlado por robôs, a industria, aviação e muitos outros sectores serão totalmente controlados por esta tecnologia, o que será devastador para as populações que apenas sobrevivem do trabalho humano, manual.

A próxima mensagem será a continuação desta mas com um tema parecido mas diferente, a Robótica.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Importância da Ergonomia nos dias de hoje

Posted by Caio Nascimento On 01:03

Actualmente muitas pessoas desconhecem a verdadeira importância que a ergonomia tem para nós. 

Ergonomia é a ciência que estuda o desenvolvimento de equipamentos que melhor se adequam ao ser humano, equipamentos esses que vão desde mobiliário, objectos informáticos, por exemplo.

O seu principal objectivo é conceber objectos que forneçam conforto ao máximo, tendo em conta a posição adequada que se deve ter.

É muito importante que no nosso local de trabalho disponhamos do melhor equipamento para o nosso conforto, principalmente se passamos muitas horas sentados à frente de um computador ou secretária, daí a nossa postura ser determinante na nossa saúde, pois se não for correcta poderá nos acarretar algumas doenças, como por exemplo dores lombares, lesão por esforço repetitivo, problemas oculares, entre outros. Esta imagem ilustra todos os cuidados a ter quando estamos sentados à frente de um computador:




Portanto, a próxima vez que se sentar à frente de um computador tenha em atenção estes cuidados para não ter nenhuma lesão ou mal-estar.